Tem alguma coisa muito errada no País do Evangelho

É crescente aberturas de templos religiosos . Mais de 86% da população Brasileira  se diz cristã, segundo os dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ). Parece-me uma imensa contradição : de um lado a maioria da população dizendo ser cristã e do outro lado termos um País com imensa desigualdade social , problemas sérios de violência, corrupção  e tantos males que vão contrário as atitudes de quem segue o Mestre dos Mestres.
Frente a essa realidade cabe a nós perguntar: o que se ensina nos altares , nos púlpitos , nos templos religiosos não estão tendo efeito concreto na vida das pessoas ? Será que se todas essas pessoas ou a maioria delas praticasse o verdadeiro Ensinamento do Cristo : "Amar o próximo como a ti mesmo, não façais aos outros o que não gostaria que fizesse a você", esse nosso Brasil não estaria em uma situação política, social , econômica melhor .
É incoerente sermos que somos a maioria seguidores de uma doutrina que prega o amor , a solidariedade ,o respeito ao outro , a paz e vivermos com um ambiente com tantas contrariedades. Precisamos rever nossas atitudes . Precisa-se com urgência estarmos mais atento com o que prega nos altares . A mensagem não está sendo assimilado de forma que pode ser praticada por aqueles que ouvem . Como uma pessoa passa anos e anos ouvindo que deve praticar o bem . Que deve vencer seus vícios, que deve se preocupar com seu lado espiritual e não em acumular "tesouro que as traças correm" , que deve amar a Deus e a seu próximo e mesmo assim vivemos onde a vulgaridade, a valorização da aparência , a perca de tempo com o supérfluo, do material em detrimento do imaterial. Será que o interlocutor não está cumprindo seu real papel ou será que é o receptor da mensagem? Ou os ruídos (coisas do mundo, afazeres do dia-a-dia ) estão impedindo a germinação da semente ? Seja o que for o motivo. Cabe a nós, os cristãos, analisar e rever nossas posições perante a realidade triste e desconexa dos princípios do Evangelho do Cristo .


Iristeu Barboza 
é Pedagogo , Professor , Especialista em Educação e Mestrando em Educação nos ambientes não escolar . 

Comentários