O homem ao longo do tempo tem mudado sua concepção em relação a Deus conforme seu desenvolvimento ou sua evolução. No passado o Deus do exército, da Batalha , dando a Vitória aos que Lhe adorava . Com o tempo o homem passa a acreditar no Deus "tabuleiro" que fica mudando as peças , como se fosse um jogo afim de atender os pedidos de suas criaturas, Mas já aparece uns poucos com umas ideias que acabam incomodando outros tantos . Esses tem a concepção que Deus sempre foi Deus . Suas Leis e seu próprio Ser sempre fui o mesmo. O que se pensa hoje de Deus supera as antigas concepções . Não enquadra mais hoje em um Deus que faz escolha entre esse povo e não aquele, não dá vitoria as guerra em fim , o título O Deus do exército, da Guerra não são atribuídos a Ele. A outra ou as outras concepções também já são superadas. Já há, mesmo que em pequeno Grupo , criaturas que , fielmente , acreditam que a figura de um Deus age como que um jogo de Xadrez mexendo as peças e superpreocupado em atender os intermináveis pedidos de seus filhos também não faz mais sentido. Cabe se perguntar: se não é o Deus do exército ou O Deus do tabuleiro então qual é o Novo Deus ou a nova concepção que esse pequeno grupo tem do Todo Poderoso? Acredita se que Ele é o mesmo, ontem hoje e para todo sempre . Também fez suas Leis de forma q não precisa ser retocadas "seus olhos , seu proteger esta em toda parte e na próprio criatura está seu princípio de forna que conhece o início, o meio e já determinou o fim. Mas se assim for, cabe a perguntar; então Ele está sentado no centro , nem a direita nem a esquerda, parado apenas a observar? Não . Ele está sempre a criar .
A concepção que a pessoa tem de Deus que vai determinar a sua relação com ele. Há acreditar em um Deus apresentado em muitos momentos no Antigo , onde ele faz escolha entre os povos, que usa sua ira contra os inimigos do povo que Ele escolheu. Ao pensar assim, a pessoa acaba tendo sua relação com o Criador baseada no medo. Pois caso não faça exatamente o que esse pai carrasco quer, o mesmo o castigar pelos erros .
Se a concepção da pessoa sobre Deus é de um pai que sempre atende seus pedidos e isso é bastante comum nos dias atuais, pois busca literalmente o ensinamento do Mestre Jesus onde diz em Mt 7,7 "Pedi, e vos será concedido; buscai, e encontrareis; batei, e a porta será aberta para vós. 8Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e a quem bate, se lhe abrirá". É uma ideia perigosa, pois você acaba resumindo o Deus apenas no seu empregado. Em outras palavras sua relação a ele é algo mercadológico, tendo como moeda de troca orações, louvores, posturas de adoração e tantos outras ações que os ser humano na sua ignorância criativa vai inventando ao longo tempo .
Mas há um pequeno e corajoso grupo, digo, corajoso porque não é fácil optar em seguir ideias novas, comugar com aquilo não aceito pela maioria.
Deus não toma partido. Se assim viser deixa de ser Deus . Ele não mata nem aniquila suas criaturas , muito menos faz parte desse ou daquele exercício . Deus não muda, o que muda são as concepção que se tem de Deus.
Acreditar que existiu um Deus que determina o lugar para se manifestar (Êxodo: 3, 5 disse: Não te chegues para cá; tira os sapatos de teus pés; porque o lugar em que tu estás é terra santa.) ; Que ele fez escolha de um povo ao invés de outro .
Deus não muda quem muda é a forma do ser humano concebelo.
Comentários
Postar um comentário